TRABALHO EM CASA AUMENTA PRODUTIVIDADE

TRABALHO EM CASA AUMENTA PRODUTIVIDADE

TENDÊNCIA: 10,6 milhões de brasileiros usufruem de modalidade que reduz custos da empresa e traz conforto para colaborador

*Entrevista realizada pela jornalista Beatriz Garcia ao professor Manuel Martin Pino Estrada e publicada em 21/03/2010 na seção Empregos e Negócios do Jornal A Tarde de Salvador - Bahia.

Vestir o terno, enfrentar trânsito, chegar pontualmente, registrar ponto, almoçar fora de casa e se encontrar em meio a ruídos e conversas dos colegas. Estas ações rotineiras de quem trabalha em empresa já mudaram para mais de 10,6 milhões de brasileiros, que hoje usufruem da liberdade de trabalhar no conforto da própria casa.
Esta tendência norte-americana começa a ganhar a simpatia dos brasileiros com a promessa de redução de custos da corporação e aumento da produtividade dos funcionários.

ECONOMIA
As empresas que lidam com tecnologia e produção criativa são as mais abertas para esta modalidade. As multinacionais Cisco, IBM e Ernest § Young, por exemplo, adotam o sistema e economizam em espaço, equipamentos e transporte.

Seus colaboradores permanecem como funcionários contratados, mas como não precisam se deslocar diariamente ao escritório, economizam tempo, flexibilizam os horários, reduzem o nível de estresse e equilibram melhor o trabalho com a vida familiar e social.

“Em casa, o trabalhador produz até 30% mais que no ambiente corporativo. Além dos benefícios que isso traz para a empresa e para o funcionário, ainda diminui congestionamentos e ajuda o meio ambiente”, explica o diretor de relações acadêmicas da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, Manuel Martin Pino Estrada, que possui mestrado em teletrabalho e há oito anos atua como pesquisador do assunto.

DESVANTAGENS
Tantas vantagens para ambos os lados da relação de trabalho vêm acompanhadas de alguns poréns. Trabalhar de casa também tem seus pontos negativos, que começam na diminuição das relações interpessoais e podem terminar até mesmo em depressão. “Já vi casos de pessoas que ficaram deprimidas porque não tinham com quem conversar durante a jornada de trabalho. Há quem reclame de estar sozinho e muito dependente da tecnologia. Por isso o teletrabalho não é recomendado para quem tendência à depressão”, alerta Pino.

A crença de que o “work from home” é algo negativo e contrário ao profissionalismo ainda persiste no Brasil. Algumas empresas entrevistadas preferem, inclusive, não revelar que os funcionários trabalham de casa, pois acreditam que isso possa manchar a imagem de credibilidade perante os clientes.

“O empresário brasileiro ainda não está acostumado a fiscalizar o funcionário à distância, mas hoje controlar a produtividade está fácil pois há tecnologia para isso. Existem softwares que registram até quantas teclas o funcionário apertou no teclado”, explica Pino. Apesar da existência de formas de controle, o especialista alerta que é a relação de confiança entre empregado e empregador que vai garantir o sucesso da modalidade.

A falta de uma legislação específica que regulamente o teletrabalho no Brasil também é um ponto a menos para a modalidade. Apesar do artigo 6º da CLT não impedir o trabalho remoto em domicílio, o projeto de lei 3129/04 que equipara o trabalho em domicílio realizado no estabelecimento ainda está em tramitação.

Comments

JOSE MARIA said…
Prezado Professor Martin Pino,

Excelente entrevista.
Repercuti no blog do Alencar (www.blogdoalencar.blogspot.com)
Shaiala said…
Bom dia, Professor Martin Pino,

O Grupo de Estudos em Teletrabalho, coordenado pela Professora Denise Fincato, abriu suas inscrições para novos membros. Poderia colocar em seu blog?

O edital está em nosso blog: http://estudosdeteletrabalho.blogspot.com/2010/04/estao-abertas-as-inscricoes-para.html

Att.,

Shaiala Marques
Avila Spaces said…
Bom dia,



Somos um Centro de Negócios sediados em Lisboa, Portugal, e estamos a desenvolver uma aplicação de Escritórios virtuais para o Iphone. Conhecida como myOffice, é a primeira aplicação internacional a ser desenvolvida em exclusivo para o Iphone e orientada, especificamente, para a actividade de Escritórios Virtuais. Se prentender saber mais sobre nós visite o website http://www.espacoavila.com

Cumprimentos,

Maria Gonçalves
teles said…
PORTAL DO AUTOEMPREGO

Este portal é dedicado a todas as pessoas com vontade de vencer na vida, tanto a nível pessoal, profissional ou financeiro.

Blog:
www.portaldoautoemprego.blogspot.com
Website:
www.portaldoautoemprego.pt.vu
.. said…
Prezado, Martin Pino.

Gostaria de uma parceria para divulgar alguns cursos e seminários na área de tele trablho.

Fico a disposiçõa atraves do email andre.anderson@consultoriaemtreinamentos.com.br

Abraços,
YourMoneyBox said…
This comment has been removed by the author.
YourMoneyBox said…
Olá se tiverem novidades em relação ao teletrabalho ou serviços novos contactem-me ou partilhem no meu blog http://querestrabalhar.blogspot.com/
Obrigada