TELETRABALHO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: com críticas à reforma trabalhista sobre o tema

TELETRABALHO NÃO É SÓ HOME OFFICE

Tem gente dizendo que o Teletrabalho é home Office e ainda anda se esnobando, oque está errado, pois home Office (“escritório em casa” em Inglês) é um tipo de teletrabalho, pois existem vários tipos desta forma de trabalho à distância, além disso, esta não é só através de um tipo de  internet, pois existe a internet superficial, que representa 0,15% de toda a internet (aquela que o leigo usa), temos também a internet profunda, que junto com a escura é o 99,85% dela. Alguns dizem que com o teletrabalho o teletrabalhador trabalhará “escutando os passarinhos” num parque ou “sentindo a brisa do mar” numa praia por exemplo ou vai trabalhar em companhia da família, da esposa, dos filhos, isso é uma grande bobagem, pois o “estresse é o mesmo” do que trabalhar numa sala fechada, mais ainda com Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/17) que criou o inciso III no artigo 62 da CLT, não dando direito às horas extras aos teletrabalhadores, ou seja, criou-se legalmente o “Teletrabalho Escravo”, quer dizer que se trabalhará além das 8 horas sem ganhar hora extra? Então, melhor continuar trabalhando na sede da empresa. 

O pior é que tem gente que não é da área de Direito falando da reforma trabalhista, dizendo que vai gerar mais empregos, quando na verdade não é assim.

TELETRABALHADOR SEM HORAS EXTRAS CONFORME A REFORMA TRABALHISTA

Desta forma, as empresas vão ganhar com este inciso III do art. 62 da CLT?, pelo contrário, vão perder, pois qual profissional bem qualificado vai querer se submeter a trabalhar remotamente sem ter direito às horas extras e ainda com aquilo que é oferecido pecuniariamente só porque vai executar o trabalho em casa ou noutro lugar?, ele não precisa.

O teletrabalhador não irá trabalhar até 18 horas diárias para receber só por 8 (oito).

O inciso III do art. 62 da CLT desanima em ser teletrabalhador, pode até provocar o sumiço do teletrabalho, pois as pessoas, sabendo isso, vão preferir trabalhar nas dependências das empresas.

O teletrabalho é um conceito amplo e não se restringe só a trabalhar em casa e na internet superficial, tem muita gente que trabalha à distância usando a internet profunda, tanto que esta é 600 (pode ser até mais) vezes maior que a primeira.

Tem gente teletrabalhadora que trabalha nos mundos virtuais como o Second Life, There, Kanneva, Hippihi etc,  não só usando blogs ou email ou facebook ou whatsapp, infelizmente tem gente que acha que usando facebook e whatsapp sabe tudo de internet.

O TELETRABALHADOR PAGARÁ PELO EQUIPAMENTO, LUZ, ÁGUA CONFORME A REFORMA TRABALHISTA?

Art. 75-D da CLT com a Reforma Trabalhista diz: "As disposições relativas à responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto, bem como ao reembolso de despesas arcadas pelo empregado, serão previstas em contrato escrito".

Antes da Reforma Trabalhista já era praxe que a maioria dos teletrabalhadores banquem com tudo, agora a situação piorou mais ainda, ou seja, as despesas que seriam da empresa (água, luz (ar condicionado, uso do notebook etc), alimentação) irá na conta do empregado, então, quem vai querer trabalhar assim? afinal, não vai ter reembolso nenhum pelo empregador.


TELETRABALHADOR SENDO SUBSTITUÍDO PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Isso não é nada, os teletrabalhadores cada vez mais está sendo substituídos por aplicativos inteligentes, já no Brasil, um escritório de advocacia demitiu 400 advogados para substitui-los por um software que trabalha 24 horas por dia nos 365 dias por ano. Tem gente dizendo que vai trazer indústrias, fábricas, mas que agora estas não têm mais trabalhador, tudo é robô inteligente, até nos maiores estaleiros do mundo é assim, não há ser humano trabalhando, e nas fazendas? Agora temos as fábricas-fazendas, onde não tem nenhum peão, capataz, tosquiador de ovelha, etc, pois até trator, caminhão, trens, metrôs e táxis estão andando sem motoristas. E os bancários? Sendo substituídos por aplicativos na internet banking, já começaram a ser substituídos pelos caixas eletrônicos. Ok, serei prestador de serviços, mas até os pedreiros e engenheiros estão sendo substituídos por impressoras em 3D gigantes, que fazem casas e até pontes. 

A TECNOLOGIA EVOLUI EXPONENCIALMENTE, E A LEGISLAÇÃO?

Então, o legislador consegue acompanhar os avanços tecnológicos que evoluem exponencialmente? a resposta é "não", pois criando leis não se resolvem os problemas se estas não têm eficácia nenhuma.

PROPOSTA DE SOLUÇÃO

Onde está a solução? Na educação, que ensine aos alunos a enfrentarem as tecnologias, pois profissões estão sumindo do mercado e não haverá como colocá-los no mercado de trabalho, vão ficar desempregados.

Alguns vão dizer, "vão sumir profissões, mas vão surgir outras novas", ok, mas e a educação atual prepara o aluno para isso?, além disso, somem profissões, surgem outras novas, mas estas novas vão sumir e surgirão outras, e assim por diante, então, a mesma pergunta, a educação atual prepara o aluno para isso? como ele vai sobreviver?

A educação atual está ensinando o mundo que está indo e não o mundo que está vindo, ou seja, está produzindo futuros desempregados, tem que haver uma reformulação radical na educação, mas sem políticas públicas vai ser impossível.

Comments

Unknown said…
Excelente trabalho Professor..
Unknown said…
Excelente trabalho professor